GAV Resorts

24/12/2020

Como harmonizar pratos e vinhos nas ceias de fim de ano

A sommelière Letticiae Bittencourt dá dicas de como fazer a combinação perfeita para as celebrações de Natal e Ano Novo

Nas ceias tradicionais de Natal e Réveillon, as taças de vinho e espumante possuem destaque na composição das mesas. A proposta de combinar estas bebidas, além de tornar o momento mais prazeroso, faz com que o jantar tenha a sensação de completude. Para a sommelière e diretora da Vinoteca Escola de Vinhos e Adega, Letticiae Bittencourt, quando a refeição e a bebida realmente harmonizam, o sabor fica mais persistente, como se a soma de um mais um fosse maior (ou mais apetitosa) do que os dois elementos separados. “Uma boa combinação faz um jantar comum se tornar uma experiência memorável”, afirma.

Letticiae Bittencourt, sommelière

A harmonização tem muitas nuances e é possível aprofundar bastante no assunto para descobrir alguns pares perfeitos, mas a especialista reforça que existem princípios básicos como harmonizar carnes brancas e molhos brancos com vinhos brancos e carnes vermelhas com vinhos tintos. “Acrescento que combinar pratos e vinhos de uma mesma região tende a bons resultados, por exemplo, bacalhau com vinhos portugueses”.

Como as ceias, principalmente a de Natal, costumam ser refeições longas e fartas, com grande variedade de alimentos, desde frutas secas, até carnes assadas e doces, a recomendação da especialista é começar com um espumante branco ou rosé brut. “São bebidas coringas que vão transitar bem por pratos distintos sem causar um sabor estranho ou desagradável no paladar”, indica. Para os amantes do vinho verde, Letticiae comenta que são ideais para acompanhar saladas, peixes, inclusive o bacalhau.

Já para os assados, como lombos, perus e tender, pode-se continuar com o espumante ou passar para um branco mais estruturado, como um Chardonnay argentino ou californiano. Pode ser ainda um tinto de médio corpo, que acompanha muito bem essas carnes, por exemplo um Cabernet Franc do Novo Mundo, um Montepulciano d'Abruzzo ou um português do Douro.

Para aqueles que não querem gastar muito, a sommelière afirma que é possível encontrar bons preços, principalmente, nas lojas especializadas em vinhos. Segundo Letticiae, são valores melhores, inclusive, do que os praticados pelos hipermercados, por exemplo, sem falar na variedade, que é maior.

  • vinhos verdes combinam com saladas e pratos leves, como peixes
  • vinhos tintos combinam com carne vermelha
  • vinhos brancos combinam com carnes e molhos brancos
  • combinar pratos com vinhos típicos de cada região, também é uma opção

 

0800 800 5600

contato@gavresorts.com.br

Av. 136,Ed. New York 797, 16° Andar / Goiânia - GO, 74093-250

© 2021 GAV Resorts. Todos os direitos reservados / By Deltta Tecnologia